A importância de informar o EAN em seus produtos no Mercado Livre

Uma informação fundamental para você posicionar melhor seus anúncios no Mercado Livre é informar os atributos nos seus produtos. Um destes atributos é o EAN e neste artigo quero te ajudar a entender qual é sua importância.

O que você vai aprender neste artigo:

  • O que é o código EAN.
  • Porque informar o EAN em seus anúncios no Mercado Livre.
  • Melhorar o posicionamento dos seus anúncios no Mercado Livre.
  • Anunciando no Google Shopping sem pagar nada.
  • Como descobrir o EAN dos seus produtos.

O que é o código EAN

De acordo com o Wikipédia

EAN-13 (sigla de European Article Number) é um código de barras no padrão EAN definido pela GS1, adaptado em mais de cem organizações membros GS1, para a identificação dos código de barras UPC. No EAN-13 o símbolo codifica treze números que estão divididos em quatro partes; dos treze dígitos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador.

Wikipédia:EAN-13

Porque informar o EAN em seus anúncios no Mercado Livre

Fazendo uma pequena analogia, o EAN é como se fosse o CPF de um produto, como ele é um padrão, fica muito mais fácil a identificação de um produto em toda a cadeia de vendas.

O Mercado Livre está organizando o seu catálogo e pedindo à todos os vendedores que informem o EAN dos seus produtos vendidos por lá. Um dos motivos é a famigerada Buy Box para o agrupamento das ofertas em uma única página de produto.

Por este motivo eles pedem que todos os vendedores informe o EAN em todos os produtos anunciados e dizem claramente que isso influenciará no posicionamento dos produtos no Mercado Livre (veja detalhe em azul).

Então, se você quer melhorar o posicionamento dos seus anúncios no Mercado Livre, não precisa nem falar para você adicionar o EAN o mais rápido possível.

Melhorar o posicionamento dos seus anúncios no Mercado Livre

Como você viu no tópico anterior, o Mercado Livre está dando maior posicionamento nos anúncios que tem a ficha técnica preenchida. Na grande maioria dos produtos essa ficha técnica (também chamada de atributos) é composta por:

  • Código EAN
  • Marca
  • Modelo

Preenchendo essas informações em todos os seus produtos, você terá a posição dos seus anúncios melhorada e isso reflete diretamente em suas vendas.

Anunciando no Google Shopping sem pagar nada

Com certeza, você já deve  ter procurado produtos no Google e se deparou com a seguinte imagem.

Essa listagem de produtos nada mais é que o Google Shopping aparecendo para você. Repare que o Mercado Livre anuncia por lá com a palavra que pesquisei. Ao clicar neste produto eu fui diretamente para o anúncio de um vendedor no Mercado Livre.

Se você não sabe, muitas lojas virtuais pagam pelos cliques nesses anúncios. O interessante aqui é que não foi o vendedor do Mercado Livre que pagou por este clique, mas sim o Mercado Livre.

Isso mesmo, o vendedor não tirou nada do bolso e ganhou mais uma visita, altamente segmentada para uma pessoa que realmente estava interessada neste produto.

Uma das informações que o Google Shopping pede para os anunciantes colocarem os produtos lá é informar o código EAN. Então, para seus anúncios serem elegíveis ao Mercado Livre anuncia-lo no Google Shopping é por o código EAN e ter o termômetro no verde.

Isso não é uma garantia de que o Mercado Livre irá colocar o seu anúncio no Google Shopping, mas se o Mercado Livre pede isso para possivelmente por ele por lá, porque não fazer isso e “correr o risco” de vender mais?

Como descobrir o EAN dos seus produtos

Existem várias formas de você descobrir o código EAN dos produtos que você vende. Veja algumas dicas de como encontrar essa informação.

Na embalagem do produto

Olhe a embalagem do seu produto e procure pelo código de barras. Logo abaixo dele existe um número que provavelmente é o EAN do produto.

Procurando em outras lojas

Procure pelo produto em grandes lojas virtuais como a Americanas.com e procure pelo código de barras ou identificador do produto.

Banco de dados de EAN

Existe um site chamado EAN Search que contém mais de 130 milhões de produtos catalogados com o seu código EAN. É só você por o nome do produto e ver se o código EAN é encontrado.

Com isso termino mais um artigo e espero que você preencha todas as informações da ficha técnica dos seus produtos no Mercado Livre. Isso vai ajudar no posicionamento dos seus anúncios. Vale muito o investimento do seu tempo em garantir essas informações em seus anúncios.

Se tiver qualquer dúvida ou dica para complementar este artigo escreva um comentário.

2 Comentários
  1. Fabio Henrique

    Poderia colocar algumas informações de como gerar o próprio código EAN. Fiz o cadastro da GS1, estou para pagar o boleto de uns R$ 600 (!) apenas para finalizar o cadastro. Depois vou ver como faz pra gerar o código, seria bom se tivesse uma ajuda. Obrigado e parabéns pelo conteúdo.

    1. Rodrigo

      Boa dica, pelo GS1 o pessoal pode começar a ter seus próprios EANs. Isso é uma boa para quem fábrica seu próprio produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*