Como adicionar o pixel de remarketing do Facebook em seus anúncios do Mercado Livre

O remarketing sem dúvidas é uma das estratégias que trazem mais resultados no marketing digital. Com ele você consegue dar um tiro mais certeiro e com isso obter maiores resultados. Isso por que o remarketing consegue atingir exatamente quem já demonstrou de alguma forma interesse em seus produtos.

O que é remarketing

Remarketing é uma técnica para marcar as pessoas que visitaram seu site e de certa forma demonstraram interesse pelo que você tinha por lá. Muitas vezes as pessoas acabam conhecendo seus produtos em um momento onde elas ainda não tomaram uma decisão de compra. Por este motivo muitos visitantes acabam acessando seu site e não fechando nenhum negócio ou fazendo alguma ação que você queira que eles façam (como por exemplo preencher um formulário de pedido de orçamento).

Utilizando o remarketing, a ferramenta de anúncios que você usa, como o Facebook Ads e o Google Adwords, marca este visitante com um cookie, que é um pequeno arquivo de texto que fica gravado no computador do visitante por um período específico. Com isso as ferramentas de anúncio podem exibir banners ou links patrocinados para estas pessoas quando elas estão acessando outros sites.

Me responda agora: Você já entrou em alguma loja online, viu algum produto específico e depois saiu sem realizar a compra e depois teve a sensação de que as propagandas online, banners mostravam exatamente aquele produto para você? É como se o anúncio estivesse te seguindo, não é? Pois é, você acaba de ser impactado por uma campanha de remarketing.

Para que este recurso funcione, você deve instalar em seu site um pixel fornecido pela ferramenta de publicidade como o Facebook Ads e o Google Adwords. Instalar este pixel é essencial para que suas campanhas de remarketing funcionem corretamente.

O que o pixel remarketing

O pixel de remarketing nada mais é que uma pequena imagem (com tamanho 1 x 1 pixel) ou um trecho de código javascript (ao até mesmo a combinação dos dois) que você deve instalar em seu site ou anúncio do Mercado Livre por exemplo, para possibilitar que o Facebook Ads e o Google Adwords marquem as pessoas que visitam seu site ou anúncio no Mercado Livre.

No caso do Facebook Ads, o pixel de remarketing é um trecho de código javascript junto com uma simples imagem.

Infelizmente o Mercado Livre não deixa adicionar javascript em seus anúncios, mas veremos adiante como podemos contornar esta limitação e poder usar estratégias de remarketing para alavancar suas vendas no Mercado Livre.

Como adicionar o pixel de remarketing em seus anúncios do Mercado Livre

Como falei acima, o pixel de remarketing que o Facebook oferece é uma combinação de código javascript e tag HTML. Veja na imagem abaixo um exemplo completo deste código.

Pixel Remarketing Facebook

Se você adicionar este código completo em seus anúncios do Mercado Livre ele não vai funcionar direito e pode até te prejudicar. Como não é permitido pelo Mercado Livre adicionar códigos javascript em seus anúncios e você insistir, você pode até mesmo ter sua conta bloqueada. Mas fique tranquilo, aqui você vai aprender como adicionar este pixel respeitando as regras do Mercado Livre.

Para facilitar o entendimento de como criar este pixel, resolvi criar um vídeo ensinando passo a passo como criá-lo neste mini curso grátis. Nele você vai aprender como criar o pixel do Facebook e como adicioná-lo em seus anúncios do Mercado Livre da maneira correta.

O próximo passo após aprender a criar o pixel de remarketing do Facebook e como adicionar ele em seus anúncios do Mercado Livre, é criar um público personalizado no Facebook e direcionar anúncios para ele. Veja neste artigo como você pode fazer isso.

 

 

33 Comentários
  1. Rapsag

    Muito bom, seu vídeo é muito bem explicado e somente agora eu pude entender corretamente o que se trata o Pixel de Remarketing. Parabéns!

    1. Rodrigo

      Que bom que gostou. Usar o pixel em seus anúncios lhe dará a possibilidade de criar anúncios de remarketing para os seus produtos anunciados no próprio Mercado Livre ou para seu ecommerce por exemplo.

  2. Fardas Kremer

    Vídeo excelente Rodrigo. Parabéns pelas explicações vou providenciar todo esse estudo nos meus anúncios.

    1. Rodrigo

      Legal, essa técnica ajuda muito nas vendas se for bem configurada com os anúncios do Facebook.

  3. Marcelo

    Olá Rodrigo, gostei muto, já adicionei em alguns anuncios, espero novos videi com outras dicas

    1. Rodrigo

      Olá Marcelo. Nos próximos dias irei postar aqui um vídeo ensinando a criar um público personalizado das pessoas que visitaram determinados produtos seu e mais pra frente vou publicar como criar seu primeiro anúncio para esse público.

      []’s

  4. Andrei

    Bom dia, ótimo suas postagens. Todas muito bem detalhadas. Como sou ansioso já estou fuçando essa ferramenta de gerenciar publicidade do facebook que eu nem sabia que poderia fazer assim de maneira simples. Obrigado Rodrigo!

    1. Rodrigo

      Legal Andrei, que bom que gostou das postagens. Em breve novidades aqui no blog.

  5. Lucato

    Rodrigo, parabéns pelo artigo, site e ferramentas. Tudo muito bom.
    Em relação a este artigo Pixel Marketing, surgiu uma dúvida. Isto funciona de alguma forma para postagens normais no facebook que eu utilizar o link para o produto no MercadoLivre ou apenas vai funcionar para anúncios pagos que eu criar no gerenciador de anúncios do facebook?

    1. Rodrigo

      Olá, obrigado pela visita no blog. Com relação a sua dúvida, o pixel de remarketing você vai colocar na descrição do seu anúncio. Com isso, cada pessoa que visitar seu anúncio começa a ser “monitorada” como uma pessoa que demonstrou interesse no seu produto. Essa demonstração de interesse é feita já que ela visitou seu produto. Como ela é marcada pelo Facebook, você pode posteriormente criar um público personalizado somente com as pessoas que visitaram seu produto no Mercado Livre e depois criar um anúncio no Facebook para esse público.

      O passo a passo seria o seguinte:

      • A pessoa visita seu produto no Mercado Livre
      • O pixel é carregado junto com as outras imagens do seu anúncio.
      • Como esse pixel é do Facebook, o Facebook sabe quem que visitou seu produto.
      • Você cria um público personalizado para pessoas que visualizaram um produto.
      • Você cria um anúncio para esse público.

      Como as pessoas que viram seu anúncio alguma vez estão muito mais propensas a ver novamente seu produto e quem sabe, comprar dessa vez.

      Então, depois de instalar o pixel o ideal é você conseguir o máximo de visitas possível em seu produto no Mercado Livre. Isso vai garantir vendas e também aumentar o público personalizado.

      Pretendo criar um vídeo bem detalhado sobre como funciona isso para ajudar todos. É um tema bem legal e um pouco técnico mas acredito que vai ser bem interessante para todos.

  6. Homero Pires

    Ótimo!

    Gostaria de entender… se um possível cliente visita o anúncio “X” ele sempre carregará “lembretes” do anúncio “X”, ou receberá também dos demais anúncios “Y” e “Z” marcados com esse código ?

    O visitante receberá o “lembrete” apenas quando estiver logado e na página do Facebook?

    Desde já agradeço o contato e sucesso!

    1. Rodrigo

      Olá, você vai colocar sempre o mesmo pixel em todos os anúncios. Depois você cria um público personalizado para clientes que viram o anúncio X e depois cria um anúncio para esse público. Você também pode fazer um anúncio para pessoas que viram o anúncio X receber lembretes do anúncio Y. Tudo isso você configura na hora de criar um público personalizado.

  7. marcia

    esses anúncios no facebook é grátis ou pagamos algo por eles??

    1. Rodrigo

      Olá Márcia. Os anúncios do Facebook são pagos.

  8. Olá Rodrigo, estou adorando suas aulas, são muito bem explicadas e já estou colocando em prática.
    Obrigada!

    1. Rodrigo

      Obrigado Jô, em breve irei por mais dicas aqui no blog.

  9. carlos

    Obrigado pela otimas dicas vai me ajudar muito,ainda mas Eu que estou aprendendo continua sempre assim e que Deus te abençoa vc e a sua família e os seu negócios grato

    1. Rodrigo

      Obrigado Carlos!

  10. RENATO

    Rodrigo, bom dia! Cara, parabéns mesmo. Realmente não encontrei na Internet alguém que pudesse explicar de uma forma tão fácil, o que vários cursos pagos “não explica”. Já sou seu seguidor. Obrigado…

    1. Rodrigo

      Valeu Renato, em breve farei mais vídeos de passo a passo.

  11. Marise Furtado

    Olá, meu caro Rodrigo! Só agora pude olhar com calma o vídeo e entender realmente o que é pixel de remarketing. É muito boa sua explicação, pretendo compartilhar nos meus grupos e usar nas minhas contas.
    Me diz uma coisa, se a pessoa usar visitas fake do tipo Hip Lead esse sistema cai por terra não é?
    Ficarei aguardando o proximo vídeo sobre o assunto. 🙂
    Sou sua fã.
    Parabéns pelo blog!

    1. Rodrigo

      Olá Marise, tudo bom? Obrigado pela visita.

      As visitas vindas do Hit Leap não entram no seu público personalizado pois o Hit leap utiliza um navegador próprio para fazer os acessos. Como essas pessoas não utilizam este navegador embutido do Hit leap para acessar o facebook, elas não farão parte do seu público personalizado.

  12. Luciane Camargo

    Oi Rodrigo, tudo bem? O Mercado Busca faz parte do meu dia-a-dia. Parabéns! Gostaria de saber se o que está no vídeo de pixel de rrmarketing continua valendo… não tem perigo do ML bloquear a conta ou anúncio? Obrigada e parabéns novamente.

    1. Rodrigo

      O pixel é uma simples imagem e o Mercado Livre não tem regras falando que não pode por essa imagem. Então não vejo problema nenhum em usar.

  13. gabriel

    Alguma idéia de como fazer um pixel de conversão?

    1. Rodrigo

      Não tem como, nem mais o pixel normal porque eles tiraram a opção de por HTML na descrição.

  14. mardson

    Rodrigo,Bom Dia.cara tentei o pixel.porém não estou conseguindo.
    pois atualizaram a pagina do facebook..quando coloco em criar anuncios…
    não o icone sair sem salvar…me ajuda,fazendo favor.

    1. Rodrigo

      O pixel já não funciona mais, pois não é mais possível por HTML na descrição dos produtos do Mercado Livre.

  15. luis

    O mercado livre só aceita anuncio em texto. Como fica o remarketing

    1. Rodrigo

      Infelizmente agora não é mais possível por o pixel 🙁

  16. SAMUEL DA SILVA SECUNDINO

    e agora que o mercado livre nao posui mais a parte de anuncios em html ?

    1. Rodrigo

      Infelizmente não tem mais como fazer isso 🙁

  17. Jean

    Olá rodrigo, agora nao tem mais como anunciar com HTML como faço agora, nao tem como mais ou tem outra tecnica.
    E outra coisa depois que a pessoa clicar, essa ferramenta e para ficar aparecendo meu anuncio para ela varias vezes?? No meu caso tenho varios anuncios, mas tipo mesmo. ex caneta azul depois caneta vermelha. mas sempre caneta. Ai no caso iria ficar aparecendo para essa pessoa varias vezes esses anuncios meus que ela clicou??

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