Como Vender No Mercado Livre? Passo a Passo completo e atualizado

Para vender no Mercado Livre ou criar seu primeiro anúncio por lá, você deve seguir esse passo a passo: Acesse o site do Mercado Livre, clique no menu “Vender”, informe os dados do produto que quer anunciar, adicione fotos e descrição, informe o preço e condições de venda, informe o estoque e formas de entrega. Após isso informe seus dados pessoais e comece a vender no Mercado Livre.

O resumo acima é um passo a passo básico para você aprender como vender no Mercado Livre, mas se quiser um guia detalhado e completo, continue neste artigo.

Se você decidiu começar a vender no Mercado Livre, você está no caminho certo. Isso porque o Mercado Livre é o maior marketplace da América latina.

Por lá, existem mais de 210 milhões de contas registradas, sendo que destes, 34 milhões são de compradores ativos que geram em torno de 6 mil buscar e 9 vendas por segundo.  Isso mesmo, enquanto você leu este parágrafo já foram geradas mais de 100 vendas por lá.

Para você ter noção do tamanho do Mercado Livre, a média de visitas mensais no site é de mais de 52 milhões de visitantes únicos (dados de 2018).

Com os números acima, já deu para você ver que o Mercado Livre tem o número de acesso absurdo e as oportunidades de vendas estão aí disponíveis para você.

Sede do Mercado Livre em São Paulo / SP

Além dos números acima, o Mercado Livre é o menos burocrático para você iniciar as vendas por lá. Isso acontece pois basta você fazer um cadastro simples e já está apto a começar a vender. Eles também oferecem todo um ecossistema para os vendedores,  facilitando as formas de pagamento e envio, tudo de forma integrada.

O que você verá aqui neste passo a passo de como vender no Mercado Livre:

  • Criando sua conta no Mercado Livre
  • Cadastrando seu primeiro produto no Mercado Livre
  • Adicionando fotos em seu produto
  • A importância dos vídeos em seus produtos do Mercado Livre
  • Ficha técnica do produto – Preencha tudo para ter maior destaque
  • Descrição do seu anúncio, chegou a hora de vender
  • Definindo o tipo e condições de venda do produto
  • Escolhendo as formas de entrega do seu produto
  • Escolhendo o tipo de anúncio para seu produto
  • Próximos passos para vender mais online

Criando sua conta no Mercado Livre

Neste artigo você verá uma série de capturas de tela do site do Mercado Livre para facilitar o entendimento dos passos que você deve realizar.

O primeiro passo é acessar o site do Mercado Livre para criar sua conta. Para isso acesse o link www.mercadolivre.com.br

Depois, clique no menu “Vender” na parte superior do site.

Você será redirecionado para a tela abaixo onde deve clicar no botão “Sou novo”

Na próxima etapa você deve fazer um cadastro básico informando dados como: nome, sobrenome, e-mail e senha. Depois basta clicar em “Criar conta”. Veja na tela abaixo:

Cadastrando seu primeiro produto no Mercado Livre

Feito tudo corretamente como demonstrado nos passos anteriores, chegou a hora de você começar a cadastrar seu primeiro produto no Mercado Livre. É tudo bem fácil assim como o cadastramento de sua conta.

Após clicar no botão “Criar conta” você será redirecionado para a próxima etapa que é a escolha do tipo de anúncio que você quer criar. Como o foco deste artigo é o cadastro de produtos, clique na opção “Produtos e outros”.

Ao clicar nesta opção, você deve informar um título para o anúncio do seu produto no Mercado Livre. Essa é uma etapa muito importante e você deve aproveitar todos os 60 caracteres que o Mercado Livre disponibiliza para isso.

Como informado acima, procure utilizar todo o número de caracteres no título do seu anúncio. É através dele que as pessoas irão encontrar seu produto no Mercado Livre.

Procure colocar palavras-chave que as pessoas iriam usar para buscar por sua oferta. Além do produto em si, coloque no título informações como marca, modelo e características principais.

No exemplo deste artigo irei cadastrar um smartphone. Veja com aproveitei todos os espaços disponíveis com informações relevantes e ainda fiz uma chamada para ação.

Um título bem criado também irá ajudar o Mercado Livre a categorizar de forma adequada seu produto. Isso é feito de forma automática e vai te ajudar no preenchimento da ficha técnica como você verá nas próximas etapas.

A categorização automática com base no título do seu anúncio é ótima e se você seguiu as dicas dadas acima, seu anúncio provavelmente já estará na categoria certa.

Lembre-se que anunciar na categoria certa é um ponto muito importante já que anunciar em categorias erradas irá prejudicar muito o número de visitas que seu anúncio pode receber.

Caso queira, você não precisa criar um título agora. Eu recomendo muito que você o faça, já que você evita ter que escolher as categorias de forma manual como você pode ver na imagem abaixo:

No meu exemplo, eu coloquei um título bem descritivo o que fez o Mercado Livre me redirecionar diretamente para etapa onde tenho que colocar mais informações do produto.

É nesta etapa que você irá colocar a maioria das informações do seu produto. Nela você vai ter a opção de modificar a categoria, por fotos, revisar o título, por dados da ficha técnica e a descrição.

Para facilitar o entendimento e importância de cada etapa vou separar em tópicos. Então vamos lá.

Adicionando fotos em seu produto

Vale lembrar que as fotos são importantíssimas para você vender mais no Mercado Livre. Elas são o primeiro contato que um possível comprador terá com o seu produto.

O Mercado Livre permite que você coloque até 10 fotos em cada produto anunciado, mas eu não recomendo que você utilize todos os espaços para fotos por um motivo muito importante que você verá em breve neste artigo.

Continuando, para adicionar uma ou mais fotos basta clicar no ícone com sinal de + com uma câmera. Veja na imagem abaixo:

Dica: Ao clicar para adicionar a foto, você não precisa escolher uma a uma. Você poderá selecionar várias de uma vez. Isso ajuda você economizar um certo tempo no cadastramento das fotos.

A importância dos vídeos em seus produtos do Mercado Livre

Após escolher as fotos do seu anúncio, você tem a opção de adicionar um vídeo em seu produto.

Nem todas as categorias do Mercado Livre permitem que você adicione um vídeo, mas se a categoria do seu produto permite, eu recomendo muito que você adicione um.

Os vídeos são ótimos para ajudar a tirar qualquer dúvida que o possível comprador tenha do seu produto. No vídeo, mostre seu produto em detalhes e tire o máximo de objeções que seu futuro cliente tenha.

No cadastramento do vídeo em seu produto, basta informar o link dele no Youtube. Para fazer isso, copie o link do vídeo no Youtube e depois cole no campo específico como você pode ver na imagem abaixo:

Dica: Lembra que falei para você não por todas as 10 fotos em seu produto. Isso porque o Mercado Livre permite que você ponha um vídeo em produtos de algumas categorias.

Se os produtos que você vende no Mercado Livre são de categorias que podem ter vídeo, adicione somente 6 fotos e um vídeo.

Fazendo isso o vídeo terá um destaque na exibição do seu produto com uma miniatura que chama atenção do visitante. Veja no exemplo abaixo um anúncio com 10 fotos:

Veja agora um anúncio que tem 6 fotos mais um vídeo:

Viu como o vídeo recebeu um destaque que chama a atenção? No anúncio com 10 fotos eu precisei rolar as fotos para aí sim ver que existia um vídeo.

Ficha técnica do produto – Preencha tudo para ter maior destaque

Logo após escolher as fotos e o vídeo do seu produto. Chegou a hora de revisar o título e informar os dados da ficha técnica.

É na ficha técnica que você coloca maiores detalhes do seu produto como modelo, capacidade, memória interna, etc.

Cada categoria pode ter campos específicos para colocar esses dados e na maioria delas o que será pedido é o código universal do produto (EAN, UPC, outros).

É muito importante que você sempre preencha todos os campos solicitados pois adicionar essas informações irá ajudar seu anúncio a ter um melhor posicionamento nas buscas do Mercado Livre.

Essas informações também ajudam o Mercado Livre a criar filtros e ajudar os compradores na melhor escolha dos produtos desejados.

Para saber em detalhes a importância dessas informações, veja o artigo abaixo:

O mais importante campo da ficha técnica que eu diria que você deve preencher sempre que possível é o código universal do produto. Esse código normalmente é encontrado logo abaixo do código de barras na embalagem do produto.

Você também pode encontrar esse código em sites concorrentes do Mercado Livre com o Submarino e Americanas.com.

Para saber mais sobre esse código universal e a importância que o Mercado Livre dá para ele, confira o artigo abaixo:

Ainda seguindo o meu exemplo do smartphone, veja na imagem abaixo como é a parte de preenchimento da ficha técnica de um produto no Mercado Livre.

Na foto acima, você pode ver que vários campos já foram preenchidos automaticamente pelo Mercado Livre. Isso porque eu coloquei um título bem descritivo e o Mercado Livre já entendeu qual produto eu queria cadastrar e já trouxe muitas informações já preenchidas.

Descrição do seu anúncio, chegou a hora de vender

Chegou a hora de você convencer com palavras. Mesmo que você tenha preenchido todas as informações da ficha técnica, é na descrição que você consegue tirar ainda mais dúvidas sobre seu futuro comprador.

Muitas vezes negligenciada por alguns vendedores do Mercado Livre, a descrição é uma ótima oportunidade de você persuadir o visitante e finalmente convencê-lo a clicar no botão de comprar.

Na descrição, procure por um texto claro e objetivo mas se precisar não economiza nas palavras e ponha o máximo de informação sobre o produto.

Seja criativo, descreva como o produto pode ajudar a pessoa para determinada situação específica. Veja os porquês do seu cliente.

Faça as seguintes perguntas para você mesmo e descubra oportunidades de escrever uma ótima descrição. Veja alguns exemplos:

  • Por que meu cliente compra este produto?
  • O que este produto vai resolver para meu cliente?
  • Existe algo emocional na compra? O que? Use isso a seu favor.
  • Como seu cliente irá se sentir tendo este produto que você está vendendo?

Respondendo estas perguntas, você terá um norte e ter mais ideias para criar uma descrição mais completa e persuasiva.

Não se esqueça que um bom texto atrai mais visitantes vindos dos sites de busca com o Google.

Dica: Se tiver como, ofereça brindes e escreva sobre estes brindes na descrição do seu anúncio.

Nesta etapa, a última informação que você terá que colocar é a condição do seu produto. Aqui você irá informar se é um produto novo ou usado e clicar no botão “Continuar”.

Definindo o tipo e condições de venda do produto

Falta pouco para você descobrir de maneira definitiva como vender no Mercado Livre. Estamos chegando na última etapa para você começar a vender por lá.

Nesta etapa você irá definir preços, quantidade de estoque, forma de entrega e garantias.

O tipo de venda mais comum é o preço fixo. Como o próprio nome já diz, você define um preço final que o comprador irá pagar.

Depois você deve definir a quantidade em estoque que você tem deste produto. Você pode colocar de fato um valor real que você tem em seu estoque deste item ou pode colocar um valor grande.

Uma informação extraoficial é que se você colocar um valor grande isso ajuda no posicionamento dos seus anúncios na busca do Mercado Livre.

Caso você for usar dessa estratégia de informar um estoque grande mesmo não tendo essa quantidade de fato, fique atento nas vendas para poder pausar seus anúncios caso o produto acabe em seu estoque.

Após isso, você deve informar o preço final do seu produto. Esse valor vai interferir nas opções de frete que você irá ver no próximo tópico.

Dica: Uma das coisas que mais influenciam o posicionamento dos seus anúncios no Mercado Livre é a quantidade de vendas diárias. Existe uma técnica chamada “Boi de piranha”(Wikipédia) que consiste em vender um produto abaixo do preço da sua concorrência, mesmo tendo zero de lucro ou até mesmo prejuízo. Isso faz você sacrificar seu capital para ganhar posicionamento e quando estiver nos primeiros resultados, você volta com um preço que te dê margem de lucro. Use essa técnica com muita cautela.

Escolhendo as formas de entrega do seu produto

O Mercado Livre disponibiliza algumas formas de entrega. Apesar de ter essas opções, o mais comum é utilizar o Mercado Envios.

As opções de envio do Mercado Livre podem variar dependendo da categoria que você anunciar seu produto. A lista de opções de entrega incluem:

  • Mercado Envios – Frete grátis
  • Mercado Envios – Frete pago pelo comprador
  • Frete customizado
  • Retirar em mãos
  • Frete à combinar com o vendedor

Antes de continuar e também considerando que sua conta é nova, primeiro informe o CEP de onde você irá realizar o envio. Para isso selecione a opção “Oferecer envios pelo Mercado Envios”, veja na imagem:

E depois clique no link “Escolha o seu endereço” para poder informar seu CEP. Na tela que abrir, informe o seu CEP.

Clique no botão “Continuar” para poder completar os dados do seu endereço.

Preencha todas as informações e depois clique no botão “Salvar” e depois confirme clicando no botão “Confirmar”.

Fazendo todas as etapas acima, o Mercado Livre irá informar as condições de envio. No exemplo, meu produto custa mais de R$ 120 o que gera o frete grátis para o comprador.

O Mercado Livre arca com uma porcentagem e você como vendedor paga o restante. Há bastante controvérsia e muitos vendedores não concordam com essas condições que são impostas pelo Mercado Livre, mas você deve fazer as contas e ver se vale a pena para você oferecer isso para seus clientes.

Dica: Dependendo da sua reputação dentro do Mercado Livre, você pode ter mais descontos para oferecer o frete grátis e arca com uma porcentagem menor do custo de envios pelo Mercado Envios.

Como meu produto de exemplo tem o valor final de R$ 1499, veja como ficou as condições de entrega:

Caso o seu produto tiver um preço final abaixo de R$ 120 então você poderá dar frete grátis ou deixar por conta do comprador. Veja como isso iria aparecer para você se este fosse o caso:

Por fim, informe se o seu produto possui garantia e caso possua, informe um texto sobre essa garantia como na imagem abaixo e clique em “Continuar”:

Escolhendo o tipo de anúncio para seu produto

O Mercado Livre possui dois tipos de anúncio para você escolher: Clássico e Premium.

O anúncio clássico tem uma taxa menor de 11% sobre cada venda realizada, tem uma menor exposição e é uma boa opção caso o seu produto não tenha tanta concorrência.

Já o anúncio premium tem uma taxa maior de 16% sobre cada venda realizada, tem uma máxima exposição e oferece parcelamento em até 12 vezes sem juros para seus compradores.

O premium é uma ótima opção quando seu produto tem muita concorrência no Mercado Livre ou para produtos com ticket de compra maior. O parcelamento sem juros ajuda a tomada de decisão para os compradores que queiram dividir o pagamento.

Como você pode ver na tela abaixo, basta clicar em uma das opções e clicar em “Confirmar anúncio”.

Informando os detalhes de sua conta e publicando o seu produto no Mercado Livre

Calma, agora eu juro que falta pouco. Como neste exemplo estamos seguindo de uma conta nova, o Mercado Livre precisa confirmar mais alguns dados para permitir que você finalmente publique seu produto no site.

Nesta etapa ele vai pedir a confirmação de dados como CPF e telefone de contato e pedir para você salvar e anunciar. Veja na imagem abaixo:

Preencha todas as informações e clique no botão “Salvar e anunciar”.

Anúncio finalizado no Mercado Livre

Pronto! Finalmente seu produto foi publicado no Mercado Livre. Para ver como ficou é só clicar no botão “Ver anúncio”.

Próximos passos e algumas dicas para você saber como vender no Mercado Livre

Parabéns, você acaba de publicar seu primeiro produto no Mercado Livre e agora é a hora de começar a divulgá-lo para conseguir visitas e suas primeiras vendas.

Espero que você tenha aprendido como vender no Mercado Livre e que você tenha muitas vendas por lá. No entanto eu preciso te alertar. Calma, não é nada ruim. O que você precisa saber é que o Mercado Livre não é o único local que você pode vender.

Existem muitos outros sites, com alta exposição, que você pode anunciar seus produtos. Se tratam de outros marketplaces como B2W, CNOVA, Walmart, Amazon entre outros.

Já pensou em poder vender em sites super populares como Submarino, Americanas, Shoptime, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Walmart, Amazon, Magazine Luiza e muito mais.

Se você quer ser um vendedor de sucesso mas não quer perder tempo indo atrás de tanta informação, porque não seguir o caminho de quem já fez todos esses passos e resolveu contar como que foi?

Para isso eu recomendo que você conheça o site Marketplaces Milionários.

Já parou pra pensar naquelas frases que muitas vezes pensamos:

Se no começo eu soubesse disso, teria conseguido muito mais.

Pois então, veja o vídeo de apresentação do curso Marketplaces Milionários e veja como você pode vender em muitos outros lugares.

Se ficou com alguma dúvida, sinta-se à vontade em comentar abaixo.

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