Aumente suas vendas usando o Whatsapp

É inegável o sucesso que o Whatsapp faz. É só você parar e observar ao seu redor. Muito provavelmente alguém estará trocando mensagens via Whatsapp. Seja em casa ou indo para o trabalho, as pessoas estão fazendo o que sempre fazem: se comunicando com outras pessoas.

Muitas empresas já estão utilizando o Whatsapp de forma manual, ou com softwares que automatizam essa tarefa como mais um canal de comunicação com seus clientes.É uma forma rápida e prática das pessoas entrarem em contato com as empresas para tirar dúvidas, pedir informações e até mesmo comprar, isso tudo via Whatsapp.

O que você vai saber neste artigo:

  • O que é uma lista de transmissão do Whatsapp.
  • Como criar uma lista de transmissão.
  • Quais as vantagens de se comunicar utilizando uma lista de transmissão do Whatsapp.
  • Quais as limitações das listas de transmissão.
  • Dica matadora para conseguir muitos contatos para sua lista de transmissão.

Como Aumentar Suas Vendas com o Whatsapp

O Whatsapp possui um recurso muito interessante chamado Lista de Transmissão. Fazendo uma analogia com o e-mail marketing, uma lista de transmissão do Whatsapp é como se fosse uma lista de contados da sua ferramenta de e-mail marketing. Com uma lista de transmissão, você pode enviar uma mensagem para centenas de pessoas de uma só vez e os destinatários irão pensar que foi uma mensagem diretamente para eles. Quem recebe uma mensagem, não sabe necessariamente que ela foi transmitida para várias pessoas.

Como criar uma lista de transmissão no Whatsapp

Para criar uma nova lista de transmissão, siga o passo-a-passo abaixo:

  • Vá até a lista de conversas.
  • Clique no menu superior direito (No Android é um ícone com 3 bolinhas empilhadas).
  • Selecione a opção "Nova transmissão"
  • Na tela seguinte, adicione alguns contatos informando o nome e depois apertando o botão de mais (+).
  • Após colocar alguns contatos clique no botão "Criar".

Pronto, com isso você já tem sua primeira lista de transmissão. Para ficar mais fácil e organizado eu recomendo que você de um nome para essa sua lista. Para isso é só clicar em editar e dar um nome para ela.

As vantagens de se comunicar usando a lista de transmissão do Whatsapp

Utilizar a lista de transmissão é uma verdadeira mina de ouro para empresas. Seja para se comunicar ou até mesmo vender, utilizando as listas você consegue se comunicar com até 256 pessoas de uma vez. Você escreve uma mensagem e a pessoa que recebe acha que a mensagem foi redigida para ela e não para uma grande quantidade de pessoas. Claro que para isso você tem que escrever como se fosse para uma pessoa.

Uma das coisas legais é que a pessoa que recebe a mensagem pode respondê-la e assim você interage com ela de maneira mais direta.

As pessoas quando recebem uma mensagem no Whatsapp querem logo ver quem enviou a mensagem. Isso é uma ótima notícia para quem quer usar as listas de transmissão do Whatsapp, já que a taxa de leitura será praticamente 100%.

Quais as limitações das listas de transmissão

Nem tudo são flores e há sim limitações nas listas de transmissão mas que podem ser contornadas usando a dica que você verá logo a seguir. Apesar de haver limitações a lista delas é bem pequena:

  • Somente pessoas que tem seu número em suas listas de contato é que receberão suas transmissões.
  • As listas de transmissão suportam somente 256 pessoas (mas você pode criar quantas listas quiser).

Dica matadora para conseguir muitos contatos para sua lista de transmissão

Como você viu acima, as listas de transmissão possuem a limitação de somente pessoas que tem seu número em suas listas de contato é que receberão suas transmissões. Por esse motivo o grande trunfo é conseguir que as pessoas adicionem o seu número em sua agenda de contatos. A seguir você saberá como conseguir que elas adicionem seu número em sua lista de contatos e como bônus aumentar também a lista de e-mail para usar em sua ferramenta de e-mail marketing.

A ideia é criar promoções ou sorteios onde as pessoas só terão acesso a essas promoções e sorteios mediante a cadastro. O cadastro deverá ser feito via Whatsapp onde ela terá que enviar seu nome completo e seu endereço de e-mail.

É ai que está a grande ideia. A pessoa somente irá conseguir enviar uma mensagem para você, caso ela tenha cadastrado seu número na lista de contato delas. Com isso você quebra a limitação de só conseguir enviar sua transmissão para pessoas que tem seu número em suas listas além de ter o nome completo e o e-mail dela.

De uma vez só você consegue duas importantes informações que irão facilitar sua comunicação com seus clientes e conseguir vender mais.

Além de utilizar listas de transmissão para se comunicar via Whatsapp com seus clientes, você pode utilizar softwares que se comunicam de forma direta, inclusive enviando imagens, criando macros para conseguir colocar o nome da pessoa na mensagem e assim se comunicar de maneira mais personalizada.

Um dos programas que conheço que faz esse tipo de tarefa é o Housoft Whats. Ele é um software para Windows que ajuda você automatizar tarefas de envio de mensagens no Whastapp além de facilitar a captura de números e criar listas segmentadas. A Housoft é uma empresa com vários programas para automatizar tarefas. Além do Housoft Whats, eles possuem programas específicos para o Facebook e o Instagran por exemplo.

Com isso chegamos a mais um artigo aqui no blog Mercado Busca. Espero que tenha gostado. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

Receba novidades do blog em seu e-mail

Informe seu e-mail no formulário abaixo para receber novidades e dicas do Mercado Busca.

5 Comentários
  1. Junior

    A lista de transmissão não funciona com perfeição.
    tenho mais de 10mil contatos em minhas listas, todos contatos foram de pessoas que me chamaram primeiro, ou seja tem meu numero gravado.
    só as listas mais recentes recebem as mensagens, umas 4 ou 5 listas, as outras 40 nada… nada de interação quando envio mensagens.

    1. Rodrigo

      Junior, não tem como saber se simplesmente é um erro do Whatsapp ou são os contatos que não respondem mesmo.

  2. Denis

    Olá tudo bem? Apenas queria fazer uma observação. Na parte que vocês falam:

    “A pessoa somente irá conseguir enviar uma mensagem para você, caso ela tenha cadastrado seu número na lista de contato delas.”

    Esta parte não é válida, pois interajo com meus clientes sem eles terem me cadastrado em seus contatos, ou seja, não é necessário você cadastrar um número para enviar uma mensagem pelo whatsapp. Isso pode ser feito sem cadastro.

    Mas as dicas são ótimas!

    Abraços.

    1. Rodrigo

      Olá Denis, obrigado pela visita e comentário. Você consegui sim falar com seus clientes sem eles terem seu número na lista de contato deles de forma direta mas não quando eles estão em uma lista de transmissão. Para eles receberem sua mensagem através de uma lista de transmissão obrigatoriamente seu número deve estar na lista de contato deles. Por esse motivo dou a dica da pessoa se cadastrar enviando os dados dela por mensagem. Pq só assim ela vai conseguir mandar mensagem para você: ponto seu número na lista de contato dela. Assim você garante que seu número está na agenda dela e assim ela irá receber suas mensagens vindas de uma lista de transmissão.

  3. SUELI GAVILAN

    Vou iniciar minha lista de transmição e logo volto pra dar feedback

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*