Aumentando a posição dos seus anúncios do Mercado Livre com identificadores de produtos

O Mercado Livre está passando por uma grande mudança. Desde 2012, no lançamento de sua API, ele vem criando melhorias para organizar mais os produtos dentro do site.

Uma grande mudança que vem por ai é como os produtos irão aparecer na busca do Mercado Livre.

O que você vai aprender neste artigo:

  • Como funciona hoje as buscas no Mercado Livre
  • Como funcionará no futuro as buscas no Mercado Livre
  • O que é essa tal de buy box
  • Qual é um grande fator de ranqueamento nas buscas do Mercado Livre
  • Como usar este fator de ranqueamento para melhorar as posições dos seus anúncios.

Como funciona hoje as buscas no Mercado Livre

Hoje um visitante do site procura por exemplo “iphone 7” e logo ele recebe uma enxurrada de anúncios em sua tela. Nesta listagem são os anúncios diretos, ou seja, ele deve escolher o que chamou mais sua atenção, ou por conta do preço, da foto ou qualquer outra informação. Isso deixa de certa forma a busca um pouco poluída.

Como será as buscas no Mercado Livre

Usando o exemplo anterior, se o visitante buscar por “iphone 7” irá aparecer somente um ou dois itens na listagem, por exemplo um do iphone 7 e outro do iphone 7 plus. Quando o visitante clicar neste produto, ai sim ele irá ver as opções de vendedores para escolher.

Eu ainda não tenho uma captura de tela para mostrar para você como ficará, mas eu diria que seria como uma “buy box” como encontramos nos outros Marketplaces como a B2W, Cnova e Walmart.

O que é essa tal de buy box?

De acordo com o blog da olist:

Buy box, buybox, seller box ou caixa de compra é o espaço de maior destaque dentro do anúncio de um produto nos marketplaces. Além de gerar mais conversões, esse espaço privilegia com maior visibilidade os lojistas que se destacam perante os concorrentes em aspectos como: reputação, prazo de entrega, preço e estoque.

Uma outra explicação, esse de acordo com a Amazon, é a seguinte:

Uma característica comum nos marktplaces é que vários vendedores podem oferecer o mesmo produto. Se mais de um vendedor qualificado oferecer um produto, eles poderão concorrer para para aparecer na Buy Box desse produto.

Para oferecer aos clientes a melhor experiência de compra possível, os vendedores devem atender aos requisitos baseados em desempenho para serem elegíveis para concorrer para para aparecer na Boy box. Para muitos vendedores, aparecer na Buy Box pode levar ao aumento significante nas vendas.

Claro que o Mercado Livre irá fazer do jeito dele, então vamos aguardar como isso será implementado por lá.

Identificadores de produtos, um grande fator de ranqueamento

De acordo com comunicados que o Mercado Livre enviou para as empresas desenvolvedores de soluções baseadas na API deles e também em um webinar feito na eventials para os vendedores, inserir os identificadores dos produtos ou atributos dos produtos será um grande fator de ranqueamento no Mercado Livre.

Estes identificadores são por exemplo os já conhecidos EAN, GTIN, ISBN, UPC, e também os atributos como marca, modelo, desempenho, memória interna, entre vários outros que podem variar de acordo com a categoria do produto.

Como usar este fator de ranqueamento para melhorar as posições dos seus anúncios

Se você já é cliente de algumas das empresas integradoras, é quase certeza que você já tem a opção de adicionar estes identificadores e atributos em seus produtos usando elas. Mas em alguns casos essa integração pode não estar completamente implementada, já que é algo novo.

Em muitas delas, basicamente você consegue por o EAN, JAN, ISBN, UPC (que eram já conhecidas desde 2015), porém sem alterar os atributos, como os citados acima.

Pensando nisso o Mercado Livre criou uma forma fácil para você poder por estas informações nos seus produtos e começar a ranquear melhor seus anúncios por lá.

O Alexandre, que é um dos criadores do curso Mercado Líder Gold, fez um vídeo demonstrando como a ferramenta do Mercado Livre funciona e como você pode alterar estas informações nos seus anúncios.

Para facilitar para você, eu coloquei um atalho com um acesso fácil para este recurso do Mercado Livre lá na página de ferramentas do Mercado Livre.

Acesse a ferramenta

E você, já atualizou os identificadores de produtos e atributos em seus anúncios? Tem alguma dúvida? deixe um comentário.

15 Comentários
  1. Paulo Roberto

    O meu nicho é semi-jóias e gostaria de saber onde encontro esses identificadores EAN, etc pois o meu ramo tem muitas peças que são feitas artesanalmente.

    1. Rodrigo

      Olá, Paulo, infelizmente tem que ter o EAN. De acordo com o vídeo do webinar essa é a principal informação. Não o EAN em si mas o código identificador que no caso pode ser EAN, ISBN, UPC, JAN.

      Mas você pode colocar os atributos, que são as características principais do seu produto caso a categoria que ele se encontra disponibilize essas informações para alteração.

    2. RAFAEL

      Então, também tenho esse problema com os móveis que fabrico. Pesquisei na internet e precisa Pagar para uma empresa (GS1) para ter licença para criar os códigos EAN. Um absurdo né.

      1. Rodrigo

        Sim, produtos de fabricação própria você teria que pagar por um EAN o que não é viável para peças personalizadas já que cada uma seria diferente da outra. Neste caso infelizmente não tem muito o que fazer. Mas você pode por os atributos, acho que já ajudaria.

  2. LUCIANO

    Cada produto possui um EAN (que aliás nem sei o que é isso), ou este código é relacionado ao seguimento? E qual a importância disso para que o anúncio seja melhor avistado ou posicionado? Realmente não entendi isso.

    1. Rodrigo

      Cada produto tem um EAN, mas não cada item em específico. Por exemplo um iPhone 7 Plus Cor Preta sempre terá o mesmo EAN. Não é por cada item de um mesmo produto do seu estoque.

  3. Nicolle

    Boa tarde o que quer dizer…EAN, ISBN, UPC, JAN.?

    1. Rodrigo

      EAN, ISBN, UPC e JAN são códigos identificadores de produtos. Como se fosse um CPF do produto. A maioria dos produtos usam EAN (normalmente o código de barras da embalagem), ISBN é um código para livros, UPC se não me engano é para auto-peças e JAN é como o EAN mas para produtos do Japão.

  4. reginaldo

    muito obrigado rodrigo por compartilhar conhecimentos !!um grande abraço..

  5. Adriano

    Bom dia Rodrigo, tem noção de quanto custa um EAN? Gostaria de saber para imaginar a possibilidade de investir

    1. Rodrigo

      Você pode obter mais informações neste site aqui https://www.gs1br.org/

  6. Rildo

    Olá usei sua ferramenta em
    Minha conta do ML e sim aumentou a taxa de conversão após as mudanças mas tenho um problema meu nicho e capa de celular existe a cor transparente e a fume além claro das coloridas etc porém em sua variável de cores não tem TRANSPARENTE e nem FUME eu já vi outros vendedores com essas informações em seus anúncios através de variáveis pergunto teria como por gentileza você adicionar e disponibilizar essas duas variáveis para capa de silicone em em sua tabela de cores ? Grande abraço

    1. Rodrigo

      Infelizmente se tem variação de cor fixa as opções são as que o Mercado Livre determina.

  7. Jonas

    Fabrico Artezanato e lembrancinhas para festinhas como fica meus produtos a partir de agora nas buscas do ML?

    1. Rodrigo

      Olá, como a maioria dos produtos desse rama não tem EAN, então ninguém vai acabar sendo privilegiado, então acredito que ficará igual.

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